Conteúdos

Eczema da pálpebra

Os seus olhos dão comichão, as suas pálpebras incham e ficam avermelhadas. Isto pode ser o sinal de um surto de eczema. O eczema das pálpebras é comum e pode afetar quer as pálpebras superiores quer as inferiores assim como a zona dos olhos. Este local em particular é bastante incapacitante e percetível. Existem soluções para prevenir e acalmar esta condição.

av_xeracalm_soothing concentrate_social_9_post_3282770114201_hd

 

 

Quais são os sinais de eczema das pálpebras?

 O eczema das pálpebras manifesta-se através do aparecimento de manchas vermelhas e zonas escamosas na pálpebra superior ou inferior. Acima de tudo, dá muita comichão e provoca uma vontade irreprimível de coçar. Isto prolonga e agrava a inflamação e promove a formação de edema. Por outras palavras, a pálpebra fica inchada e irritada.

O eczema da pálpebra pode ser muito doloroso. A secura desta pele muito fina pode sentir-se tensa a cada piscar de olhos, impedindo de abrir corretamente os olhos e, portanto, de ver.

Stéphanie MerhandFundadora da Associação Francesa Eczema

As causas do eczema dos olhos e das pálpebras

O eczema das pálpebras é mais frequentemente um eczema de contacto. A causa pode ser o contacto direto ou indireto com o alergénio.

Contacto direto

A alergia que desencadeia o eczema das pálpebras é por vezes causada por produtos cosméticos aplicados à volta dos olhos. Mas também pode ser provocado por lentes de contacto, champô ou gotas para os olhos.

Contacto indireto através das mãos ou do ar

Ao esfregar os olhos, certos alergénios nas mãos podem desencadear eczema das pálpebras. Estes podem ser verniz das unhas ou cremes de tratamento da pele. O contacto indireto também pode ocorrer através do ar. Podem estar envolvidas fragrâncias, pólen ou pelos de animais.

Eczema atópico

Eczema de contacto

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

Os cuidados certos para os olhos e pálpebras

Quando ocorre eczema nas pálpebras, o seu médico pode prescrever um creme de cortisona para acalmar a comichão, tendo em conta que a pele das pálpebras é fina e frágil. A terapia com cortisona nas pálpebras é uma prescrição que deve ser cumprida com muito rigor. Outro tratamento é possível: uma pomada com um efeito imunossupressor. Isto ajuda a reduzir a inflamação ao acalmar localmente a ação excessiva do sistema imunitário. Depois, como a pele precisa de ser reparada e suavizada um produto de cuidado emoliente adaptado a esta zona frágil do corpo deve ser aplicado suavemente com a ponta dos dedos. Finalmente, quando o surto é causado por um alergénio, é imperativo identificá-lo a fim de evitar qualquer contacto posterior.

Regras de hidratação para adultos

Os melhores hábitos para evitar irritar os olhos e as pálpebras

A pele à volta dos olhos é particularmente frágil. A fim de a proteger e prevenir a ocorrência ou recorrência de um surto de eczema, tome algumas precauções:

  • Lave o rosto com produtos sem sabão, sem fragrâncias e sem conservantes
  • Use maquilhagem médica 
  • Evite tocar nos olhos. E se o fizer, lave as mãos com antecedência e toque suavemente, sem esfregar;

Higiene para adultos

Para aliviar a sensação de pálpebras pesadas, pode aplicar compressas de água termal fria durante alguns minutos de manhã e/ou à hora de deitar.

Stéphanie MerhandFundadora da Associação Francesa Eczema
Da mesma gama

As nossas soluções para a higiene de adultos em caso de eczema

Produtos Eau Thermale Avène concebidos para uma higiene diária suave

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

Nutre, Acalma, Limpa

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma, Restaura a barreira da pele, Calma

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

Nutre, Acalma, Hidrata, Hidratos

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

Nutre, Acalma, Reparos, Suaviza

Voltar ao topo