Conteúdos

Viver com pele com tendência para eczema e psoríase

Eczema, psoríase: viver com a condição. Quer seja consigo ou com um familiar, sabe como pode ser restritivo viver com pele com tendência para eczema ou psoríase. Erupções regulares, tratamentos a longo prazo... Pode ser muito desanimador. É natural. Mas há várias soluções à sua disposição. Estes são alguns conselhos para ajudar.

O que é uma condição crónica?

O eczema e a psoríase são duas condições inflamatórias crónicas. Mas o que é exatamente uma condição crónica? Significa que é a longo prazo e progressiva. Mas isso não é tudo. Requer acompanhamento e tratamento regulares. E por último, mas não menos importante, o seu impacto ultrapassa os limites estritos da saúde. Muitas vezes considerados benignos, o eczema e a psoríase têm um grande impacto na vida diária do indivíduo. 

Já não se atreve a sair com amigos ou a praticar desporto? Não se preocupe, não tem de ser assim. O nosso objetivo é ajudá-lo a viver com esta condição e a tornar-se um participante ativo nos seus cuidados.

av_eczema-psoriasis_enfant_maman_1x1_v1 472x472

Eczema, psoríase: que tipo de impacto têm eles na vida quotidiana?

Medo dos olhares alheios e desejo de se isolar quando as lesões afetam as partes visíveis do corpo. Comichão à noite dá origem a uma vigília frequente e fadiga persistente. Pessoas queridas que dão conselhos que podem ser incómodos e gerar conflitos. Perda de autoconfiança... 

 

É possível pôr um fim a estas situações. Seguindo os cuidados corretos para melhorar o aspeto da pele, adotando as práticas corretas de higiene e hidratação para reduzir a comichão, e falando às pessoas certas, é inteiramente possível ultrapassar estas dificuldades. 

As nossas sugestões para lidar diariamente com o eczema e a psoríase:

Viver com pele com tendência para eczema e psoríase em adultos

Viver com pele com tendência para eczema e psoríase em crianças

Destaque para os tratamentos

Vivemos numa sociedade onde a aparência é importante. Quando se vê o corpo a ser afetado, as coisas tornam-se ainda mais difíceis de suportar.

Carole

Eczema e psoríase: aceitar-se e sentir-se melhor na sua pele

Aprender a viver numa situação é, acima de tudo, aceitá-la. Viver diariamente com eczema ou psoríase significa por vezes ter de enfrentar os pontos de vista de outras pessoas e as suas ideias preconcebidas. Não, nenhuma das duas condições é contagiosa, e não está na sua cabeça. Sim, não há cura, mas pode ser cuidada. E acima de tudo, não está sozinho. A psoríase afeta 2% da população e o eczema atópico 4%. 
Por isso, não deve ter vergonha ou medo. Não deve impedi-lo de viver, de sair, de praticar desporto e de se divertir... Existem soluções simples para pôr de lado o stress e reconquistar a sua autoconfiança. 

Adultos: viver com pele com tendência para eczema e psoríase

Crianças: Viver com pele com tendência para eczema e psoríase

Eczema, psoríase: Compreendê-los é viver melhor

Uma das chaves para viver com o seu eczema ou psoríase é compreender a sua condição. Compreendê-la é livrar-se dos demónios. Compreender a sua origem. Compreender que embora não haja comprimido milagroso, existem cuidados que podem ajudar a reduzir os sintomas de eczema e psoríase.

É portanto essencial que você (ou o seu filho, se afetado) tenha uma relação de confiança com o médico que o acompanha. Tem alguma pergunta ou dúvida? Não hesite em falar com ele ou ela sobre isso. A importância desta relação médico/paciente e médico/filho/parente é primordial.

As nossas fichas de Eczema e Psoríase estão lá para o ajudar a compreender melhor.

Eczema atópico

Psoríase

av_eczema-psoriasis_enfant_maman_dermatologue_4x5 472x472
av_eczema-psoriasis_ateliers_1x1_v1 472x472

Também é possível aprender a viver melhor com eczema e psoríase

Tal como se aprende a ler ou a contar, pode-se aprender a viver com o seu estado de pele. Como se pode fazer isto? Os nossos workshops de formação sobre saúde no Centro de Hidroterapia de Avène podem ajudá-lo. Torná-lo consciente da sua condição significa ajudá-lo a explicá-la aos que o rodeiam, aos seus colegas de turma; significa cuidar melhor dela, escolher os emolientes certos e aplicá-los correctamente; significa ensinar o seu filho a gerir a sua comichão e o seu tratamento no dia-a-dia...

Os nossos workshops são também momentos de intercâmbio com indivíduos que fazem hidroterapia, pessoas que têm uma experiência como a sua... Isto pode permitir-lhe dar um passo atrás e recuperar a sua confiança...

Workshop de formação sobre saúde no Centro de Hidroterapia de Avène

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

Um cuidado bem administrado promove a sua eficácia. Mas embora se repita dia após dia, nem sempre é fácil de seguir. Isto é bastante normal, uma vez que é uma carga mental adicional. Expresse livremente ao seu médico os seus sentimentos de desapontamento e cansaço, a fim de encontrar a melhor solução para si. 

Destaque para os cuidados de eczema / psoríase

Eczema e psoríase: podem ser curados? 

Falar de uma cura não é realmente o ideal. Mas com os cuidados e acompanhamento adequados, é possível prolongar as fases de remissão e reduzir os surtos.

No caso da psoríase, seguir correctamente os cuidados pode reduzir o impacto desta condição. A isto chama-se clareamento de placas, que pode reduzir ou mesmo eliminar a comichão e a descamação.

O eczema não pode ser curado. Mas pode ser controlado. O segredo é cuidar da sua pele todos os dias. No eczema de contacto, por exemplo, se remover de forma permanente as substâncias alergénicas irá parar os surtos.

Cuidados para pele com tendência a eczema

Cuidados para pele com tendência a psoríase

av_votre-peau_cicatrisation_ameliorer-aspect_1x1

Destaque para o exercício

Muitos pacientes perguntam se é possível fazer exercício. É claro que sim. A atividade física é benéfica. Fá-lo sentir-se melhor e melhora a sua imagem corporal. Já para não falar do facto de que a fadiga física promove uma boa noite de sono.

Mas cuidado: o suor pode causar comichão. Neste caso, opte por atividades menos intensas durante as crises, use roupas de algodão largas, realize a sua atividade nas horas mais frias e proteja as zonas de fricção. Para evitar irritação, utilize o spray de Água Termal d’Avène para eliminar a transpiração e suavizar a pele. E logo após a sessão, tome um duche morno e aplique os cuidados emolientes.

Por favor note: Se sofre de artrite psoriásica, opte por atividades mais suaves (natação, ciclismo, exercício ligeiro, etc.) para evitar colocar demasiada tensão nas articulações.

As nossas respostas às suas perguntas

Para distinguir entre verdadeiro e falso: é para isso que estamos aqui.

De acordo com um inquérito da France Psoriasis, 2 em cada 5 franceses pensam assim. Isto é totalmente falso. Não, a psoríase e o eczema não são condições psicológicas. O stress pode causar surtos, mas não é a causa de condições da pele. É também este tipo de preconceito persistente que é prejudicial para a qualidade de vida dos indivíduos.

Mesmo que o cloro seja irritante, nada o impede de usufruir dos benefícios da piscina. No entanto, há algumas coisas que deve saber: antes de entrar na água, aplique um creme barreira para proteger a sua pele. Depois de nadar, enxague com água limpa e torne a aplicar o seu emoliente.

A prurido é a razão mais comum para não dormir. À noite, tome um duche rápido e não muito quente e hidrate a sua pele com um emoliente. Não hesite em voltar a aplicá-lo imediatamente antes de ir dormir. O ambiente do seu quarto é também propício ao relaxamento. Deve ser fresco, escuro e sossegado.

As nossas soluções para pele jovem e de tendência atópica

Produtos Eau Thermale Avène para o cuidado da pele concebidos para ajudar a sentir-se melhor com a sua pele
av_xeracalm_balm_1_post_3282770114171_ld -2-

Gama XeraCalm A.D

Adoro, não tenho mais vermelhidão, prurido ou alergias. A minha pele está suave. Descubra os nossos produtos antiprurido
Voltar ao topo