Conteúdos

Psoríase e eczema nas crianças: as nossas dicas de cuidados e antiprurido

Porque é que o eczema e a psoríase provocam comichão?

Aqui, vamos falar principalmente de eczema. Para as crianças, as manchas de psoríase não têm tendência para fazer comichão ou fazem muito pouca comichão. Então, porque é que o eczema faz comichão? Se tiver tendência para eczema, pode ter transmitido involuntariamente um problema de pele de tendência atópica para o seu filho. Em termos claros, a barreira cutânea do seu filho não está a funcionar tão bem como deveria. A pele torna-se mais seca e mais exposta a infeções e alergénios. O resultado é o aparecimento de manchas, zonas vermelhas e prurido. Isto tem um forte impacto na qualidade de vida do seu filho e na sua, com o seu filho a ter potencialmente dificuldade em adormecer, mau humor e muito mais.

Ceder à comichão (prurido) aumenta o número de lesões e o risco de infeção secundária. Alimenta a inflamação que desencadeia o desejo de coçar novamente e prende o indivíduo num ciclo vicioso.

AV_ATSW_Spray_Soothing baby-s irritations_social_post_3282779003124_LD-jpg

Como aliviar o prurido

Acalmar a pele do seu filho é essencial. Alguns passos simples, mas úteis, podem ajudar. Antes de mais, não proíba o seu filho de se coçar. Geralmente, esse conselho tem o efeito oposto nas crianças. 

O frio acalma a comichão. Tenha um spray de água termal e uma ventoinha à mão para arrefecer a pele.Massaje a pele com seixos lisos que tenham sido guardados no frigorífico. 

Quando a pele der comichão, encoraje o seu filho a coçar outra coisa, tal como o seu cobertor. E se o impulso for realmente demasiado forte, o seu filho pode usar a palma da mão para esfregar ou dar toques suavemente na pele. Em alternativa, porque não experimentar uma roda de massagem? 

Por fim, pode tentar desviar a atenção do seu filho. Brincar, cantar, dançar juntos, qualquer coisa!

Evitar o prurido: quais são os benefícios dos emolientes?

A aplicação de um produto de cuidado emoliente ajuda a reparar a função de “barreira” da pele do seu filho e previne o prurido. Para além de estes cuidados serem eficazes, a aplicação do emoliente pode tornar-se um verdadeiro momento de partilha e de união.

O momento certo para os emolientes

Idealmente, deve-se aplicar o cuidado à noite, após a lavagem. Mesmo que as lesões desapareçam, repita o cuidado quando o prurido parar para espaçar as irrupções de eczema.

Use emolientes em todo o corpo

Da cabeça aos pés, massaje o emoliente em cada parte do corpo, tendo o cuidado de evitar manchas. E o rosto? Aplique o emoliente em pequenas passagens, sem esquecer a parte de trás das orelhas. Para as pálpebras, a boca e os cantos da boca, use a ponta dos dedos. 

E para tornar divertida a aplicação de emolientes, porque não usar a nossa canção infantil sobre Coco, a Joaninha e Leo, o Leopardo?

 

CONSELHO DE AMIGO E DO ESPECIALISTA

E se o seu filho não conseguir ficar parado?

Nem sempre é fácil para as crianças mais novas ficarem quietas durante a hidratação. A Eau Thermale Avène ajuda. Com 21 histórias para evitar coçar, pode seguir as aventuras diárias de Atropi e o seu “zema”. É uma excelente forma de ajudar a aplicar emolientes na pele do seu filho enquanto o mantém calmo. É um pequeno bónus simples que ajudará a compreender melhor os problemas de pele dele e a adotar os hábitos certos no dia a dia… quase sem pensar nisso.

As coisas certas a fazer para prevenir o prurido

Deve aproveitar todas as oportunidades para otimizar o seu ritual de cuidado da pele. A prevenção é a melhor forma de combater o prurido. 

O que fazer e o que não fazer: apenas dê banho ao seu filho uma vez por dia em água quente durante o máximo de 15 minutos. Utilize apenas produtos de limpeza suaves e sem sabão. Seque a pele sem esfregar. Tente vestir o seu filho com roupas de algodão. Evite a exposição a substâncias alergénicas (pelos de animais, poeira, etc.).

Para evitar lesões em resultado de coçar, corte as unhas regularmente e instrua a não tocar nas manchas de eczema desde tenra idade.

Da mesma gama

As nossas soluções para a pele com prurido

Produtos de cuidado da pele da Eau Thermale Avène concebidos para acalmar a pele do bebé

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

Nutre - Acalma - Limpa

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma - Restaura a barreira da pele - Calma

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

Nutre - Acalma - Hidrata - Hidratos

Voltar ao topo