Conteúdos

Eczema do rosto e pescoço

O eczema pode ocorrer em todas as partes do corpo. O rosto (bochechas, testa, lábios ou orelhas) e pescoço não são poupados às manchas vermelhas e comichão. Felizmente, existem soluções para aliviar o desconforto durante as crises e proteger a pele fina e frágil do rosto.

av_eczema-psoriasis_cou_1x1_619_619

Causas do eczema do rosto e pescoço

No rosto e pescoço, o eczema pode ser atópico ou de contacto. No caso do rosto, afeta mais os bebés e os adultos. O eczema do pescoço é comum nas crianças. 
Quando está envolvido um alergénio, este pode estar num batom ou numa bijutaria de fantasia contendo níquel. O alergénio também pode ter sido transmitido para o rosto através das mãos, como por exemplo através de verniz das unhas, ou através do ar, que difunde o pólen em particular. O pescoço é assim uma área muito exposta porque o tocamos frequentemente sem darmos por isso. E no Inverno, está em contacto com vários objetos, tais como as etiquetas nas camisolas de gola alta ou lenços de lã, que podem irritar a pele.

Eczema de contacto

Eczema atópico

Quando as manchas de eczema chegam ao rosto, a condição é visível e os olhares dos outros podem ser difíceis de suportar.

Stéphanie MerhandFundadora da Associação Francesa Eczema Associationeczema.fr

 

O eczema também pode afetar as orelhas

Vermelhidão no lóbulo da orelha, crostas nas dobras, dor ou mesmo uma sensação estranha. O eczema aparece por vezes nas orelhas. Quando aparece uma fenda na dobra debaixo do lóbulo da orelha, é muito provavelmente uma forma atópica. Mas o eczema de contacto também é comum nesta zona. Recomendamos que procure as seguintes causas: brincos de bijutaria, telemóveis, aparelhos auditivos, champô, tinta para o cabelo ou mesmo gotas para os ouvidos.

av_eczema-psoriasis_oreilles_1x1_619_619

Aliviar os sintomas do eczema do rosto e do pescoço

Aqui estão as regras básicas para aliviar as crises de eczema e suavizar a pele do seu rosto a longo prazo.

Defenda-se dos surtos no rosto e no pescoço

Embora o tratamento de um surto de eczema no rosto e pescoço seja geralmente um tratamento localizado à base de cortisona ou uma pomada imunossupressora tópica, a pele precisa de ser reparada fora dos surtos. Para que seja menos reativa e para que estes surtos sejam mais espaçados, aplique um emoliente todos os dias.

Suavizar a pele do rosto e pescoço do bebé

Nos bebés, o eczema aparece no couro cabeludo, nas bochechas e nas dobras do pescoço. As manchas vermelhas e com crostas são por vezes também provocadas pela salivação. Para reduzir os surtos, aplique um emoliente adequado várias vezes ao dia. Para tratar o surto, pode ser prescrito um dermocorticoide.

Eczema em bebés

Cuidados

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

Como se lida com o eczema na boca?

Quando aparecem crostas e irritações húmidas à volta da boca e nos lábios, isto é um surto de eczema. Quer seja eczema atópico ou de contacto, a aplicação de um corticosteroide localizado proporciona um alívio rápido do prurido associado, ou seja, comichão. Mas este tratamento não é suficiente. É essencial aplicar um produto de cuidado emoliente de forma diligente, mesmo fora das crises. A pele ficará mais bem hidratada e protegida e será possível espaçar estes surtos. Deve também evitar tocar e lamber os lábios para evitar irritação estimulante. Outro conselho: se for músico, o seu instrumento - um trompete ou clarinete, por exemplo - pode ser a causa da sua dermatite.

av_eczema-psoriasis_maquillage-medical_1x1_619_619

 

Use maquilhagem amiga da pele

Antes de utilizar uma nova base, teste-a numa pequena área da pele. Isto evitará um surto de eczema. Utilize maquilhagem médica ou um produto de limpeza sem fragrâncias. Remova o excesso com um lenço de papel descartável. Depois pulverize com Água Termal d’Avène e massaje a pele para remover quaisquer impurezas restantes. Finalmente, seque suavemente com uma toalha macia. Substitua os seus produtos de 3 em 3 meses.

Conselhos de cuidados e antiprurido para adultos

O frio ajuda a acalmar a comichão e a ruborização da pele. Por isso, não hesite em colocar o seu hidratante no frigorífico durante todo o dia para acalmar a sua pele à noite, se necessário.

Stéphanie MerhandFundadora da Associação Francesa Eczema Associationeczema.fr
Da mesma gama

As nossas soluções para aliviar o eczema atópico.

Produtos Eau Thermale Avène concebidos para acalmar o eczema atópico.

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma, Restaura a barreira da pele, Calma

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

Nutre, Acalma, Hidrata, Hidratos

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

Nutre, Acalma, Reparos, Suaviza

Voltar ao topo