Conteúdos

As causas da psoríase

Como existem vários tipos de psoríase, esta tem muitas origens diferentes. Esta condição inflamatória crónica, que provoca uma renovação acelerada das células epidérmicas, tem uma componente genética e uma componente ambiental.

av_eczema-psoriasis_cellules-immunitaires_1x1_v2 472x472

 

Quando o sistema imunitário corre mal

Uma das causas da psoríase é um distúrbio do sistema imunitário. Os especialistas referem-se a isto como uma condição auto-imune. Em termos concretos, células imunitárias chamadas linfócitos T e neutrófilos tornam-se ativas na pele por razões desconhecidas. Produzem moléculas inflamatórias. Este fenómeno estimula a proliferação de queratinócitos, as células da epiderme que formam as manchas escamosas características da psoríase.

ACONSELHAMENTO AMIGÁVEL E ESPECIALIZADO

Por vezes, no workshop, é importante explicar aos indivíduos em hidroterapia que não se "apanha" psoríase. Uma pessoa que não tem predisposição não experimentará um surto, mesmo que sofra um choque emocional. 

 

Consultor nos Workshops de formação sobre a saúde da pele - Centro de Hidroterapia de Avène

 

A psoríase é hereditária?

Foram identificados os genes que predispõem as pessoas à psoríase. No entanto, nenhum deles por si só está envolvido no desenvolvimento da condição. A combinação de várias anomalias genéticas é provavelmente necessária para que a psoríase se manifeste. O mecanismo genético preciso que pode ser uma causa de psoríase é ainda desconhecido. Mas pelo menos 30% dos casos são familiares.

av_eczema-psoriasis_enfant_parent_1x1 472x472

Psoríase: causas externas

A psoríase é uma condição inflamatória com várias causas. Entre elas, o ambiente do paciente (condições climáticas, poluição, etc.) e o estilo de vida (stress, álcool, tabaco, medicamentos, etc.) podem ter um impacto.

O papel de certas bactérias

A psoríase ocorre por vezes nas crianças, especialmente após uma infeção nasofaríngea. Isto é particularmente comum no caso de estreptococos.
Neste caso, é a forma de psoríase gutata que mais frequentemente ocorre.

Medicamentos suspeitos

Alguns medicamentos também podem estar envolvidos. É o caso de certos imunossupressores, moléculas indicadas no tratamento da hipertensão e das perturbações bipolares.

 

Cuidados contra a psoríase

Psoríase nas crianças

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

Identificar os fatores pessoais

As causas da psoríase e os seus surtos também dependem do ambiente e estilo de vida. Identificar estes e depois eliminá-los pode ajudar. É o caso da fricção causada pelo vestuário, certas posições, fumar e coçar. Para um ladrilhador, por exemplo, os surtos de psoríase aparecerão mais facilmente nos joelhos, sobre os quais ele se apoia durante todo o dia. Dependendo do indivíduo, o frio, o calor ou a luz solar podem desencadear crises. 

AV_XERACALM_CONCENTRATE_BEAUTY_VISUAL 472x472

Combate ao stress

Embora o choque emocional ou stress não seja a causa da psoríase, estes podem originar surtos. Na realidade, o stress é tanto uma causa como uma consequência da condição. A ansiedade pode causar um surto, que por sua vez causa stress devido à forma como as pessoas olham para si, falta de sono ou comichão, por exemplo. Para combater este stress, abordagens como o yoga, a sofrologia ou a meditação são ajudas valiosas. 

Destaque para os cuidados e dicas antiprurido

Da mesma gama

As nossas soluções para acalmar a psoríase

Produtos Eau Thermale Avène concebidos para acalmar a psoríase

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma, Restaura a barreira da pele, Calma

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

Nutre, Acalma, Hidrata, Hidratos

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

Nutre, Acalma, Reparos, Suaviza

Voltar ao topo