Conteúdos

Eczema atópico– eczema de contacto

O eczema de contacto é uma reação alérgica que resulta em irritação localizada da pele. Esta condição inflamatória ocorre quando a pele entra em contacto com uma substância alergénica que deve ser evitada o mais possível. Existem soluções para proteger a sua pele da hipersensibilidade e inflamação.

av_eczema-psoriasis_eczema-de-contact_mains_1x1_v1

Eczema de contacto Quais são os sintomas? 

Quando ocorre um eczema de contacto, os sintomas variam de indivíduo para indivíduo. Mas em todos os casos o primeiro sinal é eritema (vermelhidão) por vezes seguido de edema (inchaço). Seguem-se as vesículas (pequenas bolhas) e o escorrimento devido à quebra das bolhas. Nas pálpebras, rosto e genitais, a pele incha e fica vermelha. O eczema de contacto é particularmente intenso nas mãos e nos pés devido a fricção regular. As erupções não deixam cicatrizes, a menos que a pele permaneça em contacto com a substância alergénica. Neste caso, o eczema torna-se crónico: a pele engrossa e abre fissuras. 

 

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

"Em caso de manchas recorrentes e com prurido no rosto ou nas mãos, pode ser eczema de contacto, para o qual terá de consultar um dermatologista"

 

Esta sensibilidade da pele é provocada por substâncias alergénicas no nosso ambiente:

  • Substâncias alergénicas: compostos metálicos (níquel), compostos químicos no vestuário (corante, couro, etc.), conservantes (cosméticos, tintas, líquidos de lavagem), cremes antibióticos e anti-histamínicos, bálsamo do Peru, pensos adesivos, plantas, látex, etc.
  • Fotoalergénicos que provocam eczema de contacto quando expostos ao sol: medicamentos (antibióticos, diuréticos, ansiolíticos), certas aplicações contra infeções fúngicas do cabelo, unhas e pele, perfumes e óleos, cremes solares e produtos de higiene.
av_eczema-psoriasis_allergenes_1x1_v1

Uma reação em duas partes

A reação epidérmica do eczema de contacto tem lugar em duas fases:

A fase de sensibilização. 

Pode durar de alguns dias a alguns anos. A substância alergénica penetra na pele, que se torna sensível. Em resposta, o seu sistema imunitário é ativado: não aparecem sintomas, mas as suas células foram expostas ao alergénio.

A fase da revelação.

A pele encontra a substância alergénica pela segunda vez. Quando o sistema imunitário é ativado, os sintomas não esperam para aparecer. A alergia começa no ponto de contacto e espalha-se. O eczema de contacto ocorre dentro de 24 a 48 horas após a exposição.

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

O tornozelo, o rosto... como encontrar o culpado? 

O eczema de contacto pode ocorrer em várias partes do corpo nos dias que se seguem à exposição ao alergénio.
O eczema de contacto no pulso, lóbulo da orelha ou abdómen é típico de uma reação ao níquel (encontrado, apesar da sua proibição na Europa, em joalharia, relógios e botões). Nas mãos, é frequente estarem envolvidos os conservantes em produtos de higiene ou cosméticos. No corpo, o alergénio pode encontrar-se nos líquidos de lavagem. Nos pés, os componentes (formaldeído, cola, borracha, látex, etc.) dos sapatos são frequentemente a causa da reacção. Para o rosto, pode procurar fragrâncias e conservantes encontrados em cremes e maquilhagem. Nos genitais, o eczema de contacto tem frequentemente origem nos preservativos (látex) ou nos cremes de depilação.

av_xeracalm_lipid-replenishing-cleansing-oil_5_post_3282770146790_hd

 

As melhores práticas para acalmar o seu eczema de contacto

A melhor maneira de evitar o eczema de contacto é livrar-se da substância alergénica. 

Para suavizar a pele e protegê-la da secura, utilize produtos gordos sem sabão. Um creme emoliente várias vezes ao dia mantém um bom nível de hidratação e restabelece a barreira cutânea.

Voltar ao topo