-
A sua pele
As nossas dicas para a sua pele
-
- Rosto
- Corpo
- Sol
- Maquilhagem
-
A marca
A confiança de uma pele saudável
-
Eczema atópico– eczema de contacto
O eczema de contacto é uma reação alérgica que resulta em irritação localizada da pele. Esta condição inflamatória ocorre quando a pele entra em contacto com uma substância alergénica que deve ser evitada o mais possível. Existem soluções para proteger a sua pele da hipersensibilidade e inflamação.
Quando ocorre um eczema de contacto, os sintomas variam de indivíduo para indivíduo. Mas em todos os casos o primeiro sinal é eritema (vermelhidão) por vezes seguido de edema (inchaço). Seguem-se as vesículas (pequenas bolhas) e o escorrimento devido à quebra das bolhas. Nas pálpebras, rosto e genitais, a pele incha e fica vermelha. O eczema de contacto é particularmente intenso nas mãos e nos pés devido a fricção regular. As erupções não deixam cicatrizes, a menos que a pele permaneça em contacto com a substância alergénica. Neste caso, o eczema torna-se crónico: a pele engrossa e abre fissuras.
Esta sensibilidade da pele é provocada por substâncias alergénicas no nosso ambiente:
O eczema de contacto pode ocorrer em várias partes do corpo nos dias que se seguem à exposição ao alergénio.
O eczema de contacto no pulso, lóbulo da orelha ou abdómen é típico de uma reação ao níquel (encontrado, apesar da sua proibição na Europa, em joalharia, relógios e botões). Nas mãos, é frequente estarem envolvidos os conservantes em produtos de higiene ou cosméticos. No corpo, o alergénio pode encontrar-se nos líquidos de lavagem. Nos pés, os componentes (formaldeído, cola, borracha, látex, etc.) dos sapatos são frequentemente a causa da reacção. Para o rosto, pode procurar fragrâncias e conservantes encontrados em cremes e maquilhagem. Nos genitais, o eczema de contacto tem frequentemente origem nos preservativos (látex) ou nos cremes de depilação.
A melhor maneira de evitar o eczema de contacto é livrar-se da substância alergénica.
Para suavizar a pele e protegê-la da secura, utilize produtos gordos sem sabão. Um creme emoliente várias vezes ao dia mantém um bom nível de hidratação e restabelece a barreira cutânea.