Conteúdos

Sol e psoríase

O sol é bom para o seu estado de espírito. E também é bom para a maioria das pessoas com psoríase, mas apenas se tomarmos algumas precauções. Estas são as formas de tirar o máximo partido do sol.

AV_ Sun Care_Tinted Fluid 50-_Social_3282770112689_HD 472x472

Psoríase: quando o sol reduz os sintomas

Manchas espessas na pele que são vermelhas e escamosas devido à acumulação de pele morta: esta é a manifestação mais comum da psoríase, uma situação cutânea crónica. 

A boa notícia é que para a grande maioria das pessoas com psoríase, o aparecimento das lesões melhora com a luz solar. Os raios UV reduzem a inflamação da pele e minimizam a aparência das placas. No entanto, a exposição solar deve ser gradual e moderada. Devem ser adotadas as medidas de proteção habituais: creme solar, chapéu, exposição nas horas menos quentes, etc.

 Causas da psoríase

Psoríase: quando o sol agrava os sintomas

Embora o sol seja benéfico para a maioria das pessoas com psoríase, também pode ser prejudicial. Por exemplo, se estiver exposto a demasiado sol, uma queimadura solar pode levar a um surto de psoríase e a novas lesões numa zona anteriormente não afetada. A isto chama-se o "fenómeno Koebner".

Tenha também cuidado com certos medicamentos com ação fotossensibilizante (reação da pele após exposição solar). Pode reconhecê-los pelo logótipo na sua embalagem: um sol num triângulo vermelho. 
Finalmente, como acontece com toda gente, a exposição excessiva ao sol aumenta o risco de desenvolver cancro de pele. Por isso, tenha cuidado, e exponha-se com moderação.

Psoríase

av_eczema-psoriasis_plaques-rouges_1x1 472x472

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

"Compreende que a psoríase nem sempre reage da mesma forma em pessoas diferentes. Sou do sul de França, onde o risco de exposição solar é bastante elevado. Lembro-me de uma mancha no meu ombro que estava sempre exposta ao sol e que nunca desaparecia. Enquanto as outras expostas mais raramente foram significativamente melhoradas quando eu estava a desfrutar da praia"!

Nathalie, paciente de hidroterapia e voluntária da Associação de Doentes com Psoríase em França

https://francepsoriasis.org

Sol numa cabina

O sol "artificial" também é utilizado para tratar a psoríase. Mas não é qualquer sol.

Fototerapia

Realizada por um dermatologista, consiste em expor a pessoa que sofre de psoríase aos raios ultravioleta para diminuir as lesões, quando estas são extensas. Este tratamento é geralmente eficaz, mas é limitado no tempo para não expor excessivamente a pele ao risco de cancro.

E as cabines de bronzeamento?

O uso de UV para tratar a psoríase deve ser efetuado sob supervisão médica. Por outras palavras: esqueça os raios UV num salão de beleza ou cabine de bronzeamento.

 

Cuidados para pele com tendência a psoríase

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

A pele hidratada é menos suscetível à psoríase. Depois do sol, pense em creme!

Antes de sair para o sol, aplicou um creme solar. Isso é uma coisa boa. Mas não hesite em aplicar outra camada após a exposição, desta vez com um creme emoliente. Hidrata as camadas superiores da pele e forma uma película gordurosa que evita que a pele fique desidratada. A sua pele fica menos seca e menos frágil. Utilização após exposição solar, mas também durante todo o ano: a sua pele ficará mais forte face às agressões externas e resistirá melhor à comichão, um fator que agrava a psoríase.

av_xeracalm_lipid-replenishing-cleansing-oil_7_post_3282770146790_ld_1-1 472x472

As melhores práticas para aliviar a psoríase

A primeira coisa a fazer após a exposição ao sol é lavar quaisquer vestígios de creme solar. Opte por um duche rápido e morno em vez de um banho longo e quente, que poderia secar a pele. Para evitar alterar o filme protetor, escolha um gel, barra ou óleo dermatológico sem sabão. Depois de secar suavemente a pele sem esfregar com a toalha, aplique o emoliente. Comece por amolecê-lo entre as mãos e depois espalhe o creme por todo o corpo. Finalmente, massaje o creme com gestos largos e suaves.

Da mesma gama

As nossas soluções para acalmar a psoríase

Produtos Eau Thermale Avène concebidos para acalmar a psoríase

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

Nutre, Acalma, Limpa

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma, Restaura a barreira da pele, Calma

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

Nutre, Acalma, Reparos, Suaviza

Voltar ao topo