Conteúdos

Psoríase genital

A psoríase pode afetar todas as partes do nosso corpo. E as nossas zonas íntimas não são exceção à regra, uma vez que pode envolver a zona genital (e mais raramente a dobra entre as nádegas). Está preocupado? Não hesite em falar com o seu dermatologista ou ginecologista. Ele ou ela poderá tranquilizá-lo e aconselhá-lo e prescrever os tratamentos adequados.

av_eczema-psoriasis_psoriasis-genital_1x1_619_619

 

Psoríase genital: sintomas

Como afeta uma parte íntima do nosso corpo, não é fácil de falar sobre a psoríase genital. No entanto, esta não é invulgar. Ocorre em metade de todos os homens com psoríase cutânea e num terço das mulheres. Este tipo de psoríase aparece como manchas vermelhas com bordos definidos. No entanto, devido à humidade localizada da pele, as escamas que normalmente se encontram no resto da pele do corpo não existem. Por outro lado, a comichão é muito difícil de gerir. É por isso melhor prevenir este prurido.

Dicas de cuidados antiprurido.

Onde ocorre a psoríase genital?

Devido à sua localização, a psoríase genital levanta certas questões

Nas mulheres...

As manchas vermelhas afetam mais frequentemente as zonas peludas. Isto significa a zona púbica e os lábia majora. As mulheres também podem ser frequentemente afetadas pelo que é conhecido como psoríase "inversa", também conhecida como psoríase dobrável. Esta psoríase afeta as dobras da virilha, a parte superior das coxas ou a ranhura entre as nádegas (psoríase anogenital).

...e nos homens

A psoríase genital ocorre na glande, na pele do pénis ou no escroto, na pele que envolve os testículos. Tal como nas mulheres, a fenda interglútea (psoríase anogenital) é também frequentemente afetada.

 

Psoríase genital: não tenha medo de falar sobre isso

É sempre bom lembrar que a psoríase genital não é contagiosa. Mas devido à zona sensível afetada, é muitas vezes um assunto tabu. Pode afetar a qualidade de vida e tornar-se mais pronunciada durante as relações íntimas. Com medo de nos mostrarmos ao outro... o impacto psicológico é real. Não hesite em falar sobre isso com o seu parceiro. E não tenha medo de abordar o assunto com o seu médico, o seu ginecologista ou o seu dermatologista. Ele ou ela pode tranquilizá-lo e orientá-lo para o tratamento adequado.

av_votre-peau_cicatrisation_ameliorer-aspect_1x1_619_619

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

Na vida quotidiana, é importante adotar os hábitos certos

Coçar, artigos de higiene pessoal inadequados ou usar roupa apertada pode levar ao fenómeno de Koebner. Em resumo: um agravamento ou manutenção da psoríase por fricção ou irritação.
Vamos começar pela lavagem. Evite os produtos detergentes. Sabonetes dermatológicos ultra-ricos, géis de limpeza para higiene íntima ou um óleo de limpeza limitarão a secura da pele e das membranas mucosas. A fim de limitar a humidade localizada, seque-se cuidadosamente, com ligeiras pancadas e sem esfregar. E porque não usar um secador de cabelo a temperatura média?
Outro conselho: para a sua roupa interior, não escolha estilos que sejam muito justos e evite os sintéticos, que têm a irritante tendência de reter a transpiração. Opte pelo algodão.

 

AV_Cicalfate_Repairing protective cream 40ml_4_social_post_HD_619_619

As melhores práticas para tratar a psoríase genital

Como a pele na zona genital é muito fina e sensível, os tratamentos terão de ser adaptados. Em primeira instância, o seu dermatologista pode prescrever tratamentos dermocorticoides e/ou derivados de vitamina D localizados. Mas cuidado, estes podem ser irritantes para as membranas mucosas. Neste caso, um spray reparador de secagem e um creme reparador protetor com cobre e zinco (Cicalfate+) podem suavizar a sua pele. 
Posteriormente, a hidratação localizada reduzirá a comichão ou a sensação de ardor. Para tal, utilize um produto de cuidado emoliente. Por outro lado, evite produtos excessivamente gordurosos como pomadas, que tendem a acentuar a maceração. 

Cuidados para pele com tendência a psoríase

Da mesma gama

As nossas soluções para a psoríase das zonas íntimas

Produtos Eau Thermale Avène concebidos para acalmar a psoríase genital

Cicalfate+ Spray Secante reparador

Cicalfate+ Spray Secante reparador

Reparos, Seca, Purifica

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma, Restaura a barreira da pele, Calma

Voltar ao topo