Conteúdos

Eczema atópico

Conhecido como eczema atópico ou dermatite atópica, esta condição inflamatória crónica da pele resulta em pele seca, lesões inflamatórias vermelhas e, por vezes, comichão intensa. Aparece normalmente na primeira infância e pode durar até à idade adulta. Fique descansado, pode ser aliviado e, acima de tudo, as crises podem ser evitadas.

 

O que é o eczema atópico?

A dermatite atópica é o resultado de muitos factores. Mas é sobretudo hereditário: se ambos os pais forem afectados, uma criança tem 8 em 10 "hipóteses" de desenvolver eczema. Este terreno atópico impede a pele de cumprir devidamente o seu papel de barreira protetora. É então mais permeável a alergénios presentes no ambiente, tais como pólenes ou ácaros. 

Face a estas agressões, mas também devido a uma atmosfera demasiado seca, roupa mal enxaguada ou um líquido de lavagem irritante, o sistema imunitário reage em excesso: vermelhidão, prurido, inflamação e irritações húmidas. São erupções de eczema atópico. Fora destes períodos, a pele sente-se desconfortável: não se consegue manter hidratada.

av_peaux-sensibles_schema_eczema-atopique_1x1_v2 472x472 1- A água evapora muito 2- Os alergénios passam facilmente
av_eczema-psoriasis_femme_fenetre_environnement_1x1_v2 472x472

Eczema atópico: adapte o seu ambiente

Para ajudar a sua pele ou a pele do seu filho a desempenhar melhor o seu papel de barreira protetora, pode tomar medidas! No ambiente onde vive, por exemplo, uma casa mal ventilada é o lar de milhões de ácaros que podem agravar a dermatite atópica. Assim, areje a sua casa regularmente (de manhã cedo e ao fim da tarde, para evitar deixar entrar o pólen que também é responsável pela rinite alérgica), evite carpetes e tapetes nos quartos, aspire regularmente, limpe o pó com uma esponja húmida e lave os lençóis todas as semanas a pelo menos 55°F. Para roupas em contacto directo com a pele, esqueça o acrílico irritante e opte pelo algodão.

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

"Ao limpar, deve lembrar-se de usar luvas, pois elas protegem as mãos de produtos irritantes".
Tatiana

 

Como se alivia o eczema atópico?

A pele com tendência a eczema atópico pode ser cuidada durante e entre os surtos.

Durante o surto

Durante um surto de dermatite atópica, são aplicadas pomadas à base de cortisona, cremes ou loções para reduzir a inflamação e aliviar a vermelhidão e a comichão. Este é o procedimento mais comum. No entanto, podem ser prescritos anti-histamínicos para aliviar ao prurido severo. Os imunomoduladores (que 'modulam' a resposta do sistema imunitário) são também indicados para formas moderadas a severas de eczema. Mas estes tratamentos medicamentosos não previnem as recidivas.

Eczema atópico - cuidados

Entre surtos

Para ajudar a pele a restabelecer a sua função de barreira, passemos ao cuidado básico. Este consiste na aplicação diária de um emoliente para combater a secura da pele e para espaçar as crises. Loção, creme, bálsamo... Cabe-lhe a si escolher a textura que melhor lhe convém a si ou ao seu filho. 

Regras de hidratação - crianças

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

A dermatite atópica não causa apenas desconforto físico. 

O eczema atópico pode ter repercussões na sua saúde psicológica: stress, ansiedade, distúrbios do sono, perda de autoconfiança, etc. Não hesite em falar com o seu médico ou com uma associação de doentes, que pode dar-lhe conselhos valiosos sobre como gerir diariamente a dermatite atópica. Não está sozinho: em França, afecta aproximadamente 4% das pessoas com mais de 15 anos de idade.

av_xeracalm_soothing concentrate_social_9_post_3282770114201_hd 472x472

 

As melhores práticas para acalmar a dermatite atópica

No exterior, o ideal é utilizar regularmente um creme emoliente, logo após o banho ou duche. A aplicação é muitas vezes mais fácil em pele ligeiramente húmida. Aqueça o creme nas mãos, aplique sobre o corpo e espalhe-o com movimentos largos, sem esfregar. Desta forma, a água é mantida na epiderme e a sua função de barreira é gradualmente restabelecida. Isto deve ser repetido todos os dias, ou mesmo várias vezes ao dia, para uma pele macia, flexível e sedosa.

Da mesma gama

As nossas soluções para aliviar a pele com tendência a eczema atópico.

Produtos Eau Thermale Avène concebidos para acalmar a pele com tendência a eczema atópico.

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma, Restaura a barreira da pele, Calma

XeraCalm A.D Creme Relipidante

XeraCalm A.D Creme Relipidante

Nutre, Acalma, Hidrata, Hidratos

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

Nutre, Acalma, Reparos, Suaviza

Voltar ao topo