-
A sua pele
As nossas dicas para a sua pele
-
- Rosto
- Corpo
- Sol
- Maquilhagem
-
A marca
A confiança de uma pele saudável
-
Eczema atópico
Conhecido como eczema atópico ou dermatite atópica, esta condição inflamatória crónica da pele resulta em pele seca, lesões inflamatórias vermelhas e, por vezes, comichão intensa. Aparece normalmente na primeira infância e pode durar até à idade adulta. Fique descansado, pode ser aliviado e, acima de tudo, as crises podem ser evitadas.
A dermatite atópica é o resultado de muitos factores. Mas é sobretudo hereditário: se ambos os pais forem afectados, uma criança tem 8 em 10 "hipóteses" de desenvolver eczema. Este terreno atópico impede a pele de cumprir devidamente o seu papel de barreira protetora. É então mais permeável a alergénios presentes no ambiente, tais como pólenes ou ácaros.
Face a estas agressões, mas também devido a uma atmosfera demasiado seca, roupa mal enxaguada ou um líquido de lavagem irritante, o sistema imunitário reage em excesso: vermelhidão, prurido, inflamação e irritações húmidas. São erupções de eczema atópico. Fora destes períodos, a pele sente-se desconfortável: não se consegue manter hidratada.
Para ajudar a sua pele ou a pele do seu filho a desempenhar melhor o seu papel de barreira protetora, pode tomar medidas! No ambiente onde vive, por exemplo, uma casa mal ventilada é o lar de milhões de ácaros que podem agravar a dermatite atópica. Assim, areje a sua casa regularmente (de manhã cedo e ao fim da tarde, para evitar deixar entrar o pólen que também é responsável pela rinite alérgica), evite carpetes e tapetes nos quartos, aspire regularmente, limpe o pó com uma esponja húmida e lave os lençóis todas as semanas a pelo menos 55°F. Para roupas em contacto directo com a pele, esqueça o acrílico irritante e opte pelo algodão.
O eczema atópico pode ter repercussões na sua saúde psicológica: stress, ansiedade, distúrbios do sono, perda de autoconfiança, etc. Não hesite em falar com o seu médico ou com uma associação de doentes, que pode dar-lhe conselhos valiosos sobre como gerir diariamente a dermatite atópica. Não está sozinho: em França, afecta aproximadamente 4% das pessoas com mais de 15 anos de idade.
No exterior, o ideal é utilizar regularmente um creme emoliente, logo após o banho ou duche. A aplicação é muitas vezes mais fácil em pele ligeiramente húmida. Aqueça o creme nas mãos, aplique sobre o corpo e espalhe-o com movimentos largos, sem esfregar. Desta forma, a água é mantida na epiderme e a sua função de barreira é gradualmente restabelecida. Isto deve ser repetido todos os dias, ou mesmo várias vezes ao dia, para uma pele macia, flexível e sedosa.
Produtos Eau Thermale Avène concebidos para acalmar a pele com tendência a eczema atópico.