Conteúdos

Eczema

Manchas vermelhas e comichão... Talvez seja eczema. Mas o que é esta condição inflamatória crónica da pele? Qual é a causa? E como pode ser controlada?

av_eczema-psoriasis_nuque_dos_1x1_619_619

Eczema atópico: pele seca e sensível

A maioria dos casos de eczema são da forma atópica. Provocada por múltiplos fatores, esta condição da pele é em grande parte hereditária. Caracteriza-se por uma epiderme extremamente seca com uma película hidrolipídica pobre que deveria estar a protegê-la. Como resultado, o sistema imunitário reage excessivamente às agressões externas e causa inflamação inadequada. É esta inflamação que desencadeia os sintomas do eczema. É por isso que é importante hidratar a sua pele todos os dias.

Eczema atópico

Quais são os sintomas do eczema?

Durante um surto de eczema, aparecem manchas vermelhas e indistintas na pele. Estas manchas são secas e ásperas, muitas vezes são dolorosas e dão comichão. De tal forma que é difícil evitar coçar. Inicia-se então um círculo vicioso: como dá comichão, coça; porque coça, ainda dá mais comichão. O coçar também encoraja a inflamação da lesão, que por vezes pode ser complicada por uma infeção bacteriana. A lesão começa então apresentar uma irritação húmida. Outra característica que a distingue é que mesmo quando não está em erupção, a pele propensa a eczemas permanece frequentemente muito seca.

av_eczema-psoriasis_jambes_peau-seche_application-creme_1x1_619_619

Eczema de contacto: os alergénicos responsáveis

Os sintomas do eczema de contacto são os mesmos que os do eczema atópico. A principal diferença é o que despoleta o surto. No caso de eczema de contacto, pode ser identificado um alergénio específico. Quando o indivíduo é exposto ao alergénio (através de cosméticos, medicamentos, joias, etc.), o surto ocorre, seja de forma localizada ou generalizada. Por vezes a mesma pessoa pode desenvolver ambas as formas de eczema, uma vez que a pele atópica é mais sensível e, portanto, com mais tendência a reações alérgicas.

Eczema de contacto

Que zonas do corpo são afetadas pelo eczema?

O eczema pode afetar várias partes do corpo, quer seja eczema atópico ou de contacto. Algumas pessoas sofrem de crises no couro cabeludo, rosto, pálpebras, braços e pernas. Os sintomas também podem afetar os pés, o abdómen e as costas.

  • <span class="ezstring-field">av_eczema-psoriasis_cuir-chevelu_1x1_367_460</span>
  • <span class="ezstring-field">av_eczema-psoriasis_mains_1x1_367_460</span>
  • <span class="ezstring-field">av_eczema-psoriasis_yeux_1x1_367_460</span>

Eczema: causas ambientais?

O eczema é o resultado de vários fatores, alguns dos quais são hereditários e outros ambientais. Para além do aspeto genético, existem também fatores externos associados ao ambiente e estilo de vida do indivíduo. Estes incluem a exposição ao tabaco e à poluição industrial urbana, bem como a lavagem excessiva da pele e habitações mal ventiladas.

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

Hidrate a sua pele todos os dias, mesmo quando não estiver num surto

Aplique um emoliente diariamente. Esta pequena rotina ajudá-lo-á a reduzir a frequência dos surtos de eczema e a manter a sua pele tão saudável quanto possível. E mesmo quando não tiver surtos, mantenha os bons hábitos.

Regras de hidratação

av_eczema-psoriasis_bebe_1x1_v1 472x472

Eczema em bebés

O eczema atópico aparece mais frequentemente na infância, a partir dos três meses de idade. Em bebés, as lesões encontram-se frequentemente em zonas salientes do rosto e membros, e no couro cabeludo e nádegas. Os sintomas desaparecem normalmente durante a infância, mas 10-15% dos casos persistem na idade adulta.

Higiene adequada para o eczema em crianças

Quais são os tratamentos para o eczema?

Para além da aplicação de um emoliente para hidratar a pele e restabelecer a sua barreira protetora, outros tratamentos, tais como corticosteróides localizados ou imunomoduladores, visam reduzir a inflamação durante as crises. O objetivo dos cuidados localizados é também reduzir a comichão provocada pelo eczema. Os anti-histamínicos e outras moléculas com ação sistémica - isto é, que atuam sobre todo o corpo - também podem ser administrados caso a caso.

RESPONDEMOS ÀS SUAS PERGUNTAS

Estamos aqui para responder às suas perguntas.

O eczema atópico é uma condição crónica e recorrente. Mas muitos indivíduos conseguem controlá-lo e viver com ele, sem desconforto.

Ela afeta entre 10 e 20% das crianças e quase 10% dos adultos com menos de 30 anos de idade. A sua frequência diminui com a idade, afetando menos de 3% dos indivíduos com mais de 50 anos de idade. As mulheres são mais afetadas do que os homens.

O stress não é uma causa de eczema. No entanto, encoraja os surtos de erupção em indivíduos que já são propensos ao eczema.

av_xeracalm_balm_1_post_3282770114171_ld -2-

As nossas soluções contra o eczema

Adoro, não tenho mais vermelhidão, prurido ou alergias. A minha pele está suave. Descubra os nossos produtos antiprurido
Voltar ao topo