Conteúdos

Psoríase e eczema nas crianças: regras de hidratação

Eczema e psoríase: como hidratar a pele do seu filho. Se o seu filho tem tendência a eczema ou psoríase, hidratar a pele requer a sua atenção todos os dias. Com paciência (e algumas dicas), pode ajudar o seu filho a usar cuidados todos os dias com total tranquilidade.

Dicas para suavizar a pele do seu  filho !

O eczema e a psoríase têm um impacto na qualidade de vida da sua criança. Quando a pele está seca, causa uma sensação de pele repuxada e prurido. Isto aplica-se particularmente ao eczema atópico. O resultado é insónia e stress para o seu filho… Mas também para si. Ao dominar as técnicas de hidratação da pele do seu filho, terá tudo a seu favor para o acalmar e apoiar. A pele bem hidratada protege do aparecimento de surtos e, por vezes, um prurido insuportável. Isto reduz o risco de infeção secundária. A inflamação diminui e a vontade de coçar desvanece-se.  

CONSELHO DE AMIGO E DO ESPECIALISTA

Devem ser utilizados bálsamos emolientes, especialmente se contiverem um ingrediente que atenue o prurido e acalme a pele

Joëlle NonniChefe dos Workshops de Formação sobre a Saúde da Pele – Centro de Avène

Sugestões para proteger a hidratação da pele

Para acalmar a pele do seu filho, estão disponíveis muitos produtos de higiene suaves e produtos de cuidados emolientes. 

  • Para combater a pele seca, os emolientes hidratam a pele do seu filho . Além de acalmarem, os emolientes reduzem grandemente o risco de infeção e infeção secundária. 
  • Um momento de suavidade para o seu filho. Quando o emoliente é aplicado, a massagem relaxa o seu filho, dando-lhe uma sensação de calma e serenidade.

Eczema e psoríase: hidratação calma e contínua

O eczema e a psoríase do seu filho podem ser aliviados pela hidratação diária

 

Quando se trata de combater o eczema e a psoríase , nada melhor do que a prevenção.

Entre surtos, continue a aplicar o emoliente. Mesmo que a pele do seu filho pareça menos seca, não deixe de a hidratar para espaçar as crises inflamatórias.

Para combinar a hidratação com tranquilidade,

talvez seja melhor dizer “Anda, eu faço-te uma massagem”, em vez de “Vem pôr creme”. Transforme o momento da aplicação do emoliente num jogo ou num momento de suavidade: um bom truque para envolver o seu filho.

CONSELHO DE AMIGO E DO ESPECIALISTA

O seu filho não gosta de pôr o creme? Como pode fazer com que o seu filho aceite o uso de emoliente? 

Do constrangimento de aplicar o creme…

  • a um momento de prazer, aplicando o emoliente com uma massagem. Este torna-se um momento precioso de partilha entre pais e filhos, possibilitando um momento relaxante e calmo. 
  • Faça um jogo lúdico, divertindo-se com Coco e Leo. O seu filho aplica o emoliente fazendo pontos brancos no rosto e no corpo para se disfarçar de joaninha ou leopardo. Depois, pode espalhar suavemente o emoliente nas delicadas asas da Coco, a joaninha ou no pelo macio do Leo, o leopardo. Para ser ainda mais divertido, sugira que aplique o emoliente enquanto ouve a nossa canção infantil da Coco e do Leo.

A forma correta de hidratar a pele do seu filho suavemente

A aplicação de emolientes é mais fácil após a lavagem:

  • Evite esfregar a pele para não a irritar.
  • No rosto, aplique o emoliente suavemente com a ponta dos dedos. 
  • No corpo, espalhe o produto nas mãos antes de o aplicar com grandes movimentos circulares com toda a superfície da mão
  • Após a aplicação, a pele deve sentir-se suave e sedosa, não oleosa nem pegajosa
Voltar ao topo