Conteúdos

Mãos, pés, cotovelos e joelhos: psoríase específica

A psoríase pode afetar todas as partes do corpo. Os membros superiores e inferiores não são exceção. Os arcos dos pés, as palmas das mãos ou as unhas podem ser afetados. O mesmo se aplica às "zonas de fricção" dos cotovelos e joelhos.

av_xeracalm_soothing concentrate_social_8_post_3282770114201_hd 492x492

 

Extremidades delicadas

A psoríase pode tornar difícil o andar, caso esta se desenvolva nos pés ou dedos dos pés, e o apertar as mãos quando a palma da mão, dedos ou unhas são afetados. Todas estas zonas são sensíveis. Quando as escamas secas acabam por cair, a pele fica exposta, pelo que pode sangrar e podem aparecer pequenas fissuras. Ao cuidar da sua psoríase, incluindo a aplicação diária de um emoliente, as crises podem ser reduzidas e espaçadas: sentir-se-á mais relaxado e à vontade em público.

Para combater o aperto da psoríase, é essencial aplicar um hidratante todos os dias, sob a forma de um creme, loção ou bálsamo.

França psoríase

A psoríase palmo-plantar afeta os arcos dos pés e as palmas das mãos. Nestas zonas, a pele é irritável. As palmas das mãos estão em contacto constante com o mundo exterior. Para evitar irritação e inflamação das lesões na pele muito seca, utilize produtos de cuidado sem sabão com um pH fisiológico neutro, evite água quente ao lavar as mãos e os pés e seque suavemente sem esfregar. Por fim, vista-se e dispa-se cuidadosamente: as pústulas, frequentemente associadas a este tipo de psoríase, podem tornar difícil vestir camisolas e meias por causa dos pequenos fios que se agarram à pele. Para proteger as mãos, use luvas ao lavar a loiça e aplique regularmente um creme de reparação e de barreira das mãos (Cicalfate Mãos): o seu efeito "segunda pele" é eficaz contra produtos irritantes.

av_eczema-psoriasis_mains_bras_1x1 492x492

Quando a psoríase atinge as unhas

A psoríase das unhas é suscetível de desaparecer espontaneamente:

Evite manicures e unhas demasiado curtas para reduzir pequenos traumas na pele. Proteja-se da humidade para evitar a propagação de bactérias e fungos, ou use verniz de unhas terapêutico para proteger contra a fricção.

Consulte o seu dermatologista/reumatologista em caso de dores inflamatórias nas articulações, inchaço e rigidez nos dedos. Se tiver artrite psoriática, que está frequentemente associada à psoríase das unhas, receberá os cuidados apropriados.

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

Evite fumar se tiver psoríase nos pés e nas mãos!

Para otimizar a eficácia do tratamento da psoríase dos pés e das mãos, evite fumar

 A nicotina e os produtos do tabaco enfraquecem a pele e o sistema imunitário e estimulam os mecanismos inflamatórios. Por estas razões, fumar aumenta o risco de desenvolver psoríase dos pés e das mãos. E nas mulheres em particular (que são mais sensíveis ao impacto do fumo devido às suas hormonas), o fumo pode mesmo prejudicar a eficácia do tratamento para esta forma particular de psoríase. A boa notícia é que está provado que deixar de fumar leva a uma rápida melhoria da psoríase dos pés e das mãos.

 

Hidratar suavemente a pele

Para cuidar da psoríase, aplique nas extremidades: Cremes sem fragrâncias adequados para pele seca. Escolha a textura emoliente de que mais gosta para fazer deste ritual uma experiência suave e prazerosa. Aplique o creme em camadas finas, espalhando-o primeiro entre as mãos. Esta é a forma perfeita de o aplicar suave e eficazmente sem utilizar demasiado produto de uma só vez.

Dicas de cuidado e antiprurido

av_eczema-psoriasis_application_creme_bras_1x1 492x492
Da mesma gama

As nossas soluções para acalmar a sua psoríase

Eau Thermale Avène produtos de cuidado da pele concebidos para suavizar as mãos e os pés

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma, Restaura a barreira da pele, Calma

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

Nutre, Acalma, Hidrata, Hidratos

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

Nutre, Acalma, Reparos, Suaviza

Voltar ao topo