Conteúdos

Psoríase e eczema em adultos: as nossas dicas de cuidados e antiprurido

Eczema e psoríase: como aliviar o prurido?

Porque é que o eczema e a psoríase provocam comichão? 

Como sabe, a vontade de coçar nunca é agradável. Pode apanhar-nos no pior momento possível e acabar por ocupar todos os nossos pensamentos! Isto pode afetar grandemente a nossa qualidade de vida. Quando se trata de eczema e psoríase, sabe de onde vem o impulso de coçar? Existem várias razões. Pode ter uma inflamação durante uma crise. Mas também pode dar-se o caso de a sua pele estar seca ou mesmo que se tenha deparado com uma situação inesperada: a ansiedade, os eventos stressantes, etc., podem desencadear… É um círculo vicioso: quanto mais se coçar, mais quer coçar-se. É por isso que é importante agir nestas diferentes zonas para recuperar algum conforto. 

100 % dos indivíduos com dermatite atópica, tanto crianças como adultos, coçam a pele.

Joëlle Nonni, Chefe dos Workshops de Formação sobre a Saúde da Pele – Avène Spa

A hidratação em primeiro lugar

O segredo para combater o prurido é a hidratação. Porquê? Simplesmente porque isto não só acalma, como também previne o prurido. E soluções não faltam. Primeiro, os produtos emolientes de cuidado da pele podem ser utilizados para hidratar a pele. Idealmente, os emolientes devem ser aplicados uma ou duas vezes por dia. Pequena dica: tenha sempre um tubo à mão na sua mala ou na gaveta do escritório.

Também pode incluir água termal no seu cuidado. Algumas vaporizações generosas e a aplicação de compressas embebidas ajudarão a acalmar a pele. Dica de bónus: o frio anestesia o prurido. 

Evitar o prurido: quais são os benefícios dos emolientes?

Como usar o emoliente

 

1. Várias vezes ao dia

Use o emoliente diariamente após a lavagem. Pegue numa quantidade generosa de creme e espalhe-o entre as mãos para o amaciar. Aplique no rosto e corpo. Ao longo do dia, torne a aplicar o emoliente se tiver prurido.

2. Como espalhar o creme corretamente

No rosto, aplique o creme suavemente com a ponta dos dedos. No resto do corpo, utilize movimentos amplos sobre a pele, sem esfregar. Esfregar a pele para que o emoliente seja absorvido vai agravar ainda mais a condição da pele.

 

Prurido: não ceda à tentação

Quando o prurido começa, é melhor evitar coçar-se. Porquê? Porque se trata de um verdadeiro círculo vicioso. Coçar causa lesões e aumenta o risco de infeção secundária. Isto faz com que se queira coçar ainda mais.

De facto, cinco minutos a coçar podem atrasar o efeito do tratamento em quinze dias. 

E se a tentação de coçar for demasiado forte, atue suavemente, com a palma da mão, um rolo de massagem ou seixos lisos. Também pode confiar nas propriedades calmantes do frio: por exemplo, utilizando seixos lisos que foram guardados no frigorífico. Porque não utilizar bolsas de refrigeração ou um saco de ervilhas congeladas que se pode deixar atuar durante 10 minutos? Tenha o cuidado de não os aplicar diretamente na pele. 

Da mesma gama

As nossas soluções para a pele com prurido

Produtos de cuidado da pele da Eau Thermale Avène concebidos para acalmar a pele de tendência atópica

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

XeraCalm A.D Óleo de Limpeza Relipidante

Nutre, Acalma, Limpa

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma, Restaura a barreira da pele, Calma

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

Nutre, Acalma, Hidrata, Hidratos

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

Nutre, Acalma, Reparos, Suaviza

Voltar ao topo