Conteúdos

Eczema das mãos e dos pés

Sente comichão nas mãos depois de as lavar? Ficam doridas após a utilização de certos produtos domésticos? Os seus pés também incomodam, especialmente quando transpira? É possível que as suas mãos e pés estejam afetados pelo eczema. Esta condição da pele pode ser dolorosa e debilitante na vida quotidiana e no trabalho. Aqui estão as nossas dicas sobre como aliviá-la.

av_eczema-psoriasis_mains_plaques-rouges_1x1 472x472

Como se reconhece o eczema das mãos e dos pés?

Pele muito seca e espessa na parte de trás da mão, pequenas bolhas como se estivessem cheias de água entre os dedos dos pés, descamação das pontas dos dedos... Estas são as formas mais comuns de eczema de mãos e pés, que podem afetar a totalidade ou parte destas extremidades. Esta condição cutânea crónica alterna entre as erupções cutâneas (bolhas, manchas vermelhas com comichão, fissuras, etc.) e os períodos de remissão em que a pele permanece seca. É geralmente agravado pelo tempo frio ou muito quente, ou pelo contacto com certas substâncias irritantes. O eczema das mãos e dos pés pode ter várias causas, que nem sempre são fáceis de identificar.

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

"Ao fazer limpezas, deve lembrar-se de usar luvas, pois elas protegem as suas mãos de produtos irritantes"
Tatiana

 

O que provoca o eczema nas mãos e nos pés?

O eczema das mãos e dos pés pode ser provocado por vários fatores.

 

Eczema de contacto

Esta é uma reação alérgica a um alergénio específico. Nas mãos, é desencadeada pela presença de certos produtos domésticos, cosméticos, etc. Certos trabalhos estão particularmente expostos a estes alergénios. Nos pés, o material das meias ou dos sapatos é frequentemente a causa.

Eczema de contacto

Eczema atópico

Neste caso não existe uma alergia específica, mas uma predisposição genética que torna a pele mais permeável a todos os alergénios. A pele das mãos não é poupada ao stress diário da vida. Nos pés, o eczema é mais localizado no tornozelo e na parte superior do que na sola. 

Eczema atópico (causas - definição - diagrama, etc. )

Disidrose, a outra causa do eczema das mãos e dos pés

Se a sua comichão é provocada por bolhas pequenas e muito dolorosas cheias de um líquido transparente e que são desencadeadas especialmente na Primavera ou Verão, então o seu eczema das mãos e pés é provavelmente causado por disidrose, também chamado eczema bolhoso. A sua origem não é bem conhecida, mas desenvolve-se sobretudo sobre uma superfície atópica. Existem vários fatores que desencadeiam ou promovem este tipo de eczema: alergias a certos metais (níquel, cobalto), calor, transpiração excessiva, fungos nos pés, etc. Aparece ao longo dos dedos das mãos e dos pés, na palma da mão e na sola do pé.

av_eczema-psoriasis_main_dyshidrose_1x1 472x472

CONSELHO DE AMIGO (E DO ESPECIALISTA)

É importante identificar o que desencadeia o eczema das mãos e dos pés

A primeira coisa a fazer é descobrir se as suas mãos ou pés estão a reagir a um alergénio em particular (um alergologista pode ajudá-lo com isto). Se assim for, deve evitar ao máximo o contacto com esse alergénio - por exemplo, protegendo as suas mãos ao lavar a louça, ou escolhendo algodão em vez de materiais sintéticos para as suas meias.

No entanto, é possível que não se consiga identificar nenhuma causa específica. A boa notícia é que qualquer que seja a causa, o tratamento do eczema das mãos e dos pés baseia-se no mesmo princípio: dermocorticóides no momento dos surtos e hidratação diária durante a pausa, para espaçar estes surtos.

Eczema atópico / cuidado

av_xeracalm_soothing-concentrate_1_post_3282770114201_hd 472x472

As melhores práticas para aliviar o eczema nas mãos e nos pés

Os cremes emolientes, que restabelecem a função de barreira da pele e a protegem dos alergénios, são perfeitos para hidratar e suavizar as mãos e pés afetados pelo eczema. Devem ser aplicados com massagens suaves, várias vezes ao dia, se necessário. As luvas e meias de algodão podem otimizar o seu efeito hidratante. Alguns cremes são também especificamente concebidos para isolar a pele das mãos de irritantes, formando uma barreira transparente, semelhante a uma luva de proteção.

Dicas de cuidado e antiprurido

Da mesma gama

As nossas soluções para aliviar o eczema das mãos e dos pés

Produtos Eau Thermale Avène concebidos para suavizar o eczema nas mãos e nos pés.

Spray Água termal d'Avène

Spray Água termal d'Avène

Acalma, Restaura a barreira da pele, Calma

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

XeraCalm A.D Bálsamo Relipidante

Nutre, Acalma, Hidrata, Hidratos

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

XeraCalm A.D Concentrado Suavizante

Nutre, Acalma, Reparos, Suaviza

Cicalfate MÃOS Creme reparador, efeito barreira

Cicalfate MÃOS Creme reparador, efeito barreira

Hidratos, Protege, Reparos

Voltar ao topo